FITOTERAPIA

O que é Fitoterapia?

Etmologicamente Fito significa planta e Terapia, tratamento ou cuidado.  Fitoterapia é o tratamento do estado geral do organismo utilizando as plantas, ou seja, é a arte de curar por meio das ervas medicinais.
A fitoterapia age estimulando as defesas do organismo e não substituindo-se à elas,  como na medicina convencional. Para atingir seu objetivo, a fitoterapia utiliza um conjunto de técnicas de aproveitamento dos vegetais.
A fitoterapia é o tratamento dos distúrbios e alterações orgânicas, por meio de drogas vegetais secas ou partes vegetais recém colhidas e seus extratos naturais.

As plantas produzem substâncias responsáveis por uma ação farmacológica ou terapêutica que são denominadas de princípios ativos.

Várias escolas se dedicam ao estudo da fitoterapiam, quer seja empírica, científica ou experimentalmente. Tais estudos são apresentados através da Botânica, da Farmacologia, da Alquimia, da Toxicologia e até dos milhares de usuários e práticos de fitoterapia.
Cada estudo já realizado desde o conhecimento da fitoterapia até as últimas pesquisas são muito importantes e complementares, uma depende da outra e todas dependem, principalmente, da herança dos conhecimentos adquiridos pelos séculos de utilização das ervas medicinais.

O Núcleo Terapêutico Padma Yoga utiliza a fitoterapia como uma importante e preciosa forma terapêutica.
Em nossos atendimentos terapêuticos, são utilizadas e indicadas ervas medicinais na forma de chás, tinturas, pomadas, géis, compressas, etc, com ervas cultivadas e manipuladas por nós, visando um tratamento natural e altamente energético, com grande eficácia.

Além dos tratamentos, ministramos Curso de Fitoterapia, com aula teórica e prática, para os interessados em conhecer um pouco mais sobre essa fantástica forma terapêutica, utilizada desde a antiguidade pelos nossos antepassados, um pouco esquecida pelas gerações atuais, mas que vem sendo muito difundida e incentivada pela OMS – Organização Mundial de Saúde, principalmente nas comunidades de baixa renda, pela sua eficácia e baixo custo e, recentemente no Brasil, foi reconhecida pela ANVISA – Agencia Nacional de Vigilância Sanitária, como uma forma de tratamento legal e confiável.   

 pict0010